..♥..Mundo da Babsi..♥..

Início » Farmacologia » Artigo Científico: O uso da carbamazepina e da Oxcarbazepina no tratamento da agressividade impulsiva associada ao Transtorno de Personalidade Borderline

Artigo Científico: O uso da carbamazepina e da Oxcarbazepina no tratamento da agressividade impulsiva associada ao Transtorno de Personalidade Borderline

Picture1

RESUMO

O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado pela instabilidade emocional e intensa agressividade impulsiva; o indivíduo pode apresentar raiva inadequada, com descontrole agressivo autodirigido ou direcionado ao meio ambiente e a outras pessoas. Estudos demonstram que a agressividade impulsiva pode estar relacionada com alterações no córtex pré-frontal e giro do cíngulo anterior, com diminuição da massa cinzenta. Essas regiões cerebrais estão envolvidas nos processos do controle afetivo e da agressividade. Também podem ocorrer descargas elétricas de baixa intensidade (efeito kindling) em regiões do sistema límbico, principalmente na amígdala, o que pode explicar o aumento na agressividade impulsiva. Além disso, alguns estudos sugerem alterações nos sistemas noradrenérgico, dopaminérgico e gabaminérgico, que podem implicar no aumento da agressividade impulsiva. O uso de estabilizadores de humor (lítio e anticonvulsivantes) mostrou-se efetivo para o controle da agressividade e instabilidade emocional. Anticonvulsivantes como a carbamazepina, e atualmente a oxcarbazepina, são utilizados no controle da agressividade impulsiva devido ao fato de bloquearem os canais de sódio, que estão envolvidos no início do potencial de ação, que propaga as descargas do efeito kindling, e na liberação dos neurotransmissores envolvidos nesse processo, na fenda sináptica. A carbamazepina é um forte indutor enzimático, interferindo no metabolismo endógeno e de outros fármacos utilizados concomitantemente, além de causar diversas reações adversas. A oxcarbazepina é um ceto derivado da carbamazepina, porém com menos efeitos adversos, o que melhora a adesão do paciente ao tratamento. Estudos de duplo-cego controlados por placebo demonstraram a eficácia da carbamazepina e da oxcarbazepina no controle da agressividade quando comparadas com o placebo. Outro estudo demonstra a superioridade da carbamazepina com relação ao divalproato de sódio (anticonvulsivante usado como estabilizador de humor) no tratamento da impulsividade e da agressividade. Apesar disso, são necessários mais estudos controlados comprovando a eficácia da carbamazepina e da oxcarbazepina no controle da agressividade impulsiva, para que haja a alteração na indicação oficial desses dois fármacos.

Palavras-chave: Transtorno de Personalidade Borderline, agressividade impulsiva, carbamazepina, oxcarbazepina.

Gostaria de Ler o Artigo na Íntegra? Faça o download abaixo.

Só peço que se for usar para qualquer fim, não esqueça de colocar os crédito, pois levei 1 ano e meio envolta em pesquisas para escrevê-lo.

TCC – Borderline


2 Comentários

  1. Verônica disse:

    Excelente sua iniciativa em compartilhar materiais de estudo e seu conhecimento com os colegas de profissão. Isso a faz uma verdadeira profissional. Também sou Farmacêutica e muito do que você disponibilizou me será útil em meu dia a dia.

    Curtir

    • Eu acredito que o conhecimento deve sempre ser disseminado e eu não gosto da ideia de disponibilizar materiais que consegui gratuitamente mediante a pagamento como muitos fazem.
      Meu sonho é ser professora universitária, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer e de certa forma publicar posts sobre vários assuntos da minha área de conhecimento e tirar dúvidas tem um papel essencial no meu crescimento, pois envolve muita pesquisa.
      Quando preparo um material para postar eu acabo aprendendo mais ainda… Por isso adoro fazer esse trabalho.
      Infelizmente no ano passado meu trabalho tomou praticamente 100% do meu tempo, me impossibilitando continuar. Mas agora que tenho um tempo livre graças a novos rumos que estou tomando poderei me dedicar mais.
      Obrigada pela visita

      Curtir

Deixe um comentário