Início » Farmácia » Rosuvastatina (EMS) X Crestor (AstraZeneca)

Rosuvastatina (EMS) X Crestor (AstraZeneca)

O medicamento Crestor (Rosuvastatina Cálcica) usado para hipercolesterolemia (colesterol alto) foi desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca. Ele é de alto custo (por exemplo o Crestor 10mg custa em média 98 reais). Ela também é dona dos direitos de comercialização do Vivacor.

Desde abril/2011 o laboratório de genericos EMS passou a comercializar a Rosuvastatina Cálcica (que em São Paulo custa em média 40 reais), graças a uma autorização que conseguiu na justiça. Logo nos primeiros dias, drogarias começaram a divulgação do genérico, especialmente na venda por telefone e internet. Foi um sucesso e a venda do medicamento cresceu muito, enquando a venda do Crestor e Vivacor acabaram diminuindo.

A AstraZeneca entrou com um recurso, alegando que sua patente é válida até 2020 e que segundo a lei dos genéricos, a cópia do medicamento só pode vir após expirada a patente.

Então em 1º de Julho de 2011 a juíza Carla Themis Lagrotta Germano, da 31ªa Vara Cível, impede o laboratório EMS de fabricar, distribuir ou comercializar a versão genérica ou similar de rosuvastatina, princípio ativo dos medicamentos.

O laboratório obteve outra decisão favorável à manutenção da patente, desta vez numa ação proposta pela Pró-Genéricos, associação dos fabricantes de medicamentos genéricos. A associação pedia uma liminar que anulasse a patente da AstraZeneca. A juíza da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Marcia Maria Nunes de Barros, negou.

A EMS informou ao jornal Valor Econômico que vai interpor recurso para suspender a decisão. A liminar concedida à AstraZeneca é contrária a todas as outras decisões envolvendo a rosuvastatina já proferidas pela Justiça do Estado de São Paulo em primeira e segunda instâncias. Também é contrária às decisões da Justiça Federal de Brasília e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Segundo comunicado do laboratório nacional, “a EMS reconhece como seu direito legítimo produzir e comercializar esse medicamento, uma vez que foi desenvolvido sem nenhuma ofensa à patente ou direito de terceiros. Entende ainda que os milhares de pacientes dependentes do produto em questão não devem ser penalizados em função da tentativa de um monopólio indevido desse mercado. Os consumidores da rosuvastatina no Brasil estão comprando a versão genérica da EMS com pelo menos 35% de economia frente ao produto referência, desde abril.”

A briga vai longe e quem sai prejudicado são os pacientes, pois esse medicamento tem um custo elevado e não é distribuido pelo SUS.

fonte: Jornal Valor Econômico

About these ads

12 Comentários

  1. Mauricio Vaz disse:

    quero me cadastrar para ter descontos do medicamento Crestor pois tenho uso continuo, como devo proceder?

  2. Vilma Teixeira disse:

    quero me cadastrar para ter descontos do medicamento Crestor pois tenho uso continuo, como devo proceder

  3. Existe o programa da AstraZeneca – Faz Bem, que dá descontos nos medicamentos de alto custo.

    Para maiores informações, ligue no
    SAC AstraZeneca — 0800 014 55 78

  4. ieda disse:

    porque nao concigo desconto no crestor 5mg,
    liguei e me imformaram q, o 5 mg nao trem desc,

  5. Maria Luiza B. Moretti disse:

    nunca consigo falar nesse telefone divulgado..mandam ligar mais tarde..e estou sem o crestor e sem dinheiro..

  6. maria de lourdes pereira disse:

    faz mais de um mês que ligo p/ 0800014 55 78,mandam digitar,1 ou 2 quando vc digita a gravação diz que não foi digitado.vou pedir ao meu medico que mude o medicamento.Ele passou o crestor 5mg,e mandou eu ligar p/ obter o desconto.Não conseguindo quero que mude,ou vcs nos atenda.Atenciosamente uma consumidora.

    • Olá maria de lourdes
      Esse blog é sobre notícias farmacêuticas, não tenho relação com a AstraZeneca ou o programa Faz Bem. Oriento a tentar entrar em contato com o programa e verificar se o Crestor 5 mg faz parte do Faz Bem, ou se é apenas a apresentação de 10 mg.
      Desculpe pela demora com a resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 96 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: