Início » Notícias e política » Novas linhas do Metrô e CPTM

Novas linhas do Metrô e CPTM

eu estava vendo o mapa do metrô e cptm e as futuras linhas. Vai ser muito legal, vão construir mais uma linha de metrô, a linha laranja, que vai da estação São Joaquim (linha 1 – Azul), até a Brasilândia, passando pela estação Higienópolis (linha 4 – Amarela), à Agua Branca (linha 7 e 8 CPTM) e com uma estação de baldeação com a futura linha 16 da CPTM. Clique no Mapa para Ampliar.

20120719-metro_expansao_2017

Para que você possa entender melhor como vão ficar resolvi explicar linha por linha, tanto do Metrô, quanto da CPTM.

Linha 1 – Azul (Metrô)

Clique na Imagem Para ampliar

A Linha 1 – Azul compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada do começo dos Anos 70. Esta foi também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.

Linha 2 – Verde (Metrô)

A Linha 2 – Verde é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente. A linha é também chamada de Linha Paulista, por percorrer grande parte da Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros de São Paulo. Apesar de ser chamada de Linha 2, ela foi a terceira a ser construída — a segunda, na verdade, foi a Linha 3 – Vermelha. Atualmente estão sendo construídas as estações Tamanduateí e Vila Prudente.

 Linha 2A – Verde (Metrô – Monotrilho)

Está em projeto o prolongamento da linha 2 por TLT (Transporte Leve sobre Trilhos – ou monotrilho), que vai substituir o Expresso Tiradentes.

Clique na Imagem para Ampliar

Linha 3 – Vermelha (Metrô)

Clique na imagem para Ampliar

A Linha 3–Vermelha compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera. Antigamente chamava-se Linha Leste–Oeste. A Linha 3 é a mais movimentada do sistema.

Linha 4 – Amarela (ViaQuatro)

A Linha 4 – Amarela, quando finalizada, compreenderá o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. O primeiro trecho, entre as estações Faria Lima e Paulista, foi inaugurado em 25 de maio. Ainda em 2010 mais duas outras estações, Butantã e Pinheiros, deverão ser entregues, com as estações de integração República e Luz entregues até abril de 2011. A previsão é que a linha esteja totalmente concluída em 2014, com a entrega das últimas cinco estações.

Linha 5 – Lilás (Metrô)

A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Capão Redondo e Largo Treze. Prevê-se para 2013 sua integração com a Linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na Estação Chácara Klabin. A expansão da linha 5 já está ocorrendo.

Linha 6 – Laranja (Metrô)

A Linha 6 – Laranja é um projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo. O trecho, que terá dezesseis quilômetros quando finalizado, ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Brasilândia.

Linha 7 – Rubi (CPTM)

A Linha 7 – Rubi da CPTM Compreende o trecho Definido Entre as Estações LuzFrancisco Morato / Extensão : Francisco MoratoJundiaí. Até Março de 2008, denominava -se Linha A – Marrom.

Linha 8 – Diamante (CPTM)

A Linha 8 – Diamante da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Até março de 2008 denominava-se Linha B – Cinza.

Linha 9 – Esmeralda (CPTM)

A Linha 9 – Esmeralda da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações OsascoGrajaú. Foi criada sobre o antigo ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana. Até outubro de 2007 se chamava “Linha C – Celeste”, mudando depois o nome para “Linha C – Esmeralda”, nome que conservou até março de 2008.

Linha 10 – Turquesa (CPTM)

A Linha 10 – Turquesa da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações LuzRio Grande da Serra. Até Março de 2008, denominava-se Linha D – Bege.

Linha 11 – Coral (CPTM)

A Linha 11 – Coral da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações LuzEstudantes. É conhecida como Expresso Leste no trecho Luz ↔ Guaianases. Até Março de 2008, denominava-se Linha E – Laranja. Atualmente o Expresso Leste faz 14 viagens por dia em dias de semana e 16 viagens por dia em finais de semana até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes.

Linha 12 – Safira (CPTM)

A Linha 12 – Safira da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações BrásCalmon Viana. Até Março de 2008, denominava-se Linha F – Violeta. É conhecida como a linha mais problemática de todas, alguns dizem que o fator responsável é que essas regiões se tornaram densamente habitadas por uma população de renda mais baixa, como Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Itaquaquecetuba.

Linha 13 – Jade (CPTM) Em Projeto

A Linha 13 – Jade, também conhecida como Trem de Guarulhos, é uma linha em projeto a ser construída pela CPTM que interligará o Brás à estação Zezinho Magalhães, no Parque CECAP, em Guarulhos.

Usará a mesma faixa de domínio do Expresso Aeroporto. Com 20,5 km de extensão, servirá às Estações Brás, Tatuapé, Penha (da linha 12, em projeto), Engenheiro Goulart e Zezinho Magalhães, enquanto o Expresso Aeroporto apenas o Terminal Aeroportuário em Cumbica e uma estação no centro da capital paulista.

Linha 14 – Ônix (CPTM) Em Projeto

A Linha 14 – Ônix, também chamada de Expresso Aeroporto, é uma linha em projeto a ser construída pela CPTM que interligará o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos à Estação da Luz, na cidade de São Paulo. Deverá ter um intervalo médio de seis minutos entre cada composição. Terá 28 km de via exclusiva.

Linha 15 – Branca (CPTM) Em Projeto

Linha 15 – Branca é um projeto do Metrô de São Paulo.

O trecho contará aproximadamente com 10km de extensão e 9 estações, o ínico será na Estação Vila Prudente, (atualmente em construção[1], que faz parte da Linha 2-Verde), terminando na futura Estação Tiquatira.

Terá integração com a Linha 3-Vermelha que atualmente é a principal linha de metrô da Zona Leste Paulistana.

Além da Linha 3-Vermelha, a futura Linha 15 – Branca terá também uma segunda e última integração, mas desta vez, com os trens da CPTM na Linha 12-Safira. A integração será na futura Estação Tiquatira, além de ser a última estação da Linha 15 – Branca do Metrô, também será uma futura estação da Linha 12 – Safira da CPTM.[2]

Linha 16 – Prata (CPTM) Em Projeto

A Linha 16 Prata do Metropolitano de São Paulo é uma linha em projeto.

Com 8 quilômetros de extensão e 10 estações, irá ligar a estação Lapa da CPTM à futura estação Cachoeirinha , passando pelos bairros de Nossa Senhora do Ó, Vila Dionísia e Jardim Primavera.Quando concluída, transportará 250 mil passageiros por dia. Seu custo apróximado é de R $ 1 bilhão.

Recentemente a Companhia do Metropolitano de São Paulo divulgou que a linha será elevada  e boa parte passará pelo canteiro central da Avenida Inajar de Souza, que terá o córrego que lhe margeia canalizado. Os trens terão composições de 4 carros de passageiros com capacidade total de 900 passageiros. Cada carro de passageiro terá 14 metros de comprimento e capacidade para 225 passageiros.

Linha 17 – Ouro (CPTM) Em Projeto

Clique na Imagem para Ampliar

A Linha 17-Ouro será uma linha do Metrô de São Paulo que utilizará o Metroleve. Essa linha ligará a estação São Judas, da Linha 1-Azul, à estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela. Essa linha terá como principal parada o aeroporto de Congonhas, passando também pela Linha 5-Lilás e pela Linha 9 da CPTM. Terá uma demanda aproximada de 15 mil passageiros/hora/sentido. O início de suas operações está previsto para 2013. A linha faz parte do projeto que a cidade apresentou para ser sede da Copa do Mundo de 2014. Será utilizado o sistema de monotrilhos.

E para Finalizar…

O Governo de São Paulo está investindo na construção de monotrilhos além desses já citados.

Projetos para depois de 2020

O Governo do Estado de São Paulo abriu em 2012 licitações para 4 projetos funcionais do metrô de São Paulo, entre estas linha estão a linha 16, 19, 22 e a linha 23. O Governo do estado ainda deve lançar a licitação da linha 20 para uma extensão de Moema até Rudge Ramos. Nenhuma destas linhas tem previsão de início de obras ou previsão de entrar em operação


7 Comentários

  1. Jairo disse:

    Olá, estou fazer um trabalho de faculdade sobre o sistema de transporte de São Paulo, se possível gostaria de saber as fontes desses mapas do metrô.
    Obrigado.

  2. 4neverever disse:

    mais uma(s 18 linhas) das grandes ilusões políticas …

  3. Edu disse:

    Parabens pelo seu trabalho de pesquisa. Tudo isso muito lindo no papel. A estacao da Vila Prudente foi entegue com quase 20 ANOS de ATRASO!!! Isso para entregar UMA estacao. Nos vamos morrer e nao ver metade do que estar projetado acima ser entregue. Fato!

    • Bom, isso é tudo teoria mesmo… Desde que fiz o post, já tiveram várias alterações nos projetos, sendo que muitos não saíram nem da licitação ainda…

      O projeto era que essas linhas fossem entregues até 2015 e agora muitos deles só pra 2023 e olhe lá…

  4. claudio disse:

    parabéns pelo trabalho, mais tenho muitas dúvidas sobre esses projetos, pois por exemplo essa linha 6 laranja já faz muito tempo que leio que vai sair e até agora nada. o que esses politicos tem que entender é que são paulo precisa dessas linhas e ampliações para ontem e a população tem muita pressa que essas obras saiam logo do papel e vire uma realidade, pois o trânsito está caotico aqui em são paulo. vamos ver si com essa idéia de monotrilho acelera essas obras, pois o metrô subterraneo é maravilhoso mais é muito demorado e muito boruclatico pra iniciar obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 97 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: